[Parcus Canaletas Aparentes]

peça seu
orçamento

Devo usar eletroduto ou canaleta?

Em ambientes de escritório, atualmente, encontramos paredes de alvenaria, drywall, de placa cimentícia e de painéis termo isolantes, utilizando métodos convencionais de construção, pré-fabricados ou um misto dos dois.

O uso de eletrodutos embutidos em alvenaria, quando utilizados para passagem de cabos de energia, podem atender através de pequenos diâmetros, porem quando se tratam de cabos de dados, normalmente as quantidades são maiores, exigindo diâmetros maiores, tornando inviável embuti-los na parede, pois a mesma perderia estabilidade estrutural.

Imagine embutir um eletroduto de 100mm numa parede de 150mm de espessura. Além disso a própria Norma de Cabeamento estruturado, a ABNT NBR 16415:2015, recomenda para ambientes comerciais o uso de canaletas aparentes de boa qualidade.

Para resolver esta equação de flexibilidade poderíamos utilizar o sistema de eletrodutos aparentes com caixas tipo condulete, mas na prática se houver a necessidade de mudança de layout, apesar de não necessitarmos quebrar as paredes, teríamos muita dificuldade em mover, tirar ou acrescentar novas caixas de tomadas, uma vez que são fixadas nos eletrodutos.

Partindo do pré suposto que exista espaço dentro dos eletrodutos, esta mudança só seria possível com conduletes bipartidos, e para isso há a necessidade de desligar todo o sistema, serrar o eletroduto com cuidado para não romper os cabos de dados e ou energia, tirar as rebarbas, instalar a nova caixa e depois enfiar os cabos necessários.